Programa

“Imagine-se a viver num local em que teve a oportunidade de escolher os seus vizinhos – e a razão por que lá vive é porque eles também o escolheram a si …!”

Chapeltown Cohousing (Leeds – UK)

O caminho a percorrer para se tornar MEMBRO RESIDENTE EFETIVO

O processo de adesão não é imediato, pressupondo um “estágio” (uma etapa de pré-adesão) obrigatório de pelo menos 6 meses, destinado a sessões de esclarecimento, reuniões particulares e coletivas com potenciais interessados, discussão e troca de ideias, nomeadamente sobre o funcionamento da futura comunidade, o perfil dos candidatos, as características dos equipamentos sociais a disponibilizar, etc. Pretende-se com estas iniciativas ajudar o agregado familiar na tomada de uma decisão ponderada.

Uma vez mantendo-se o interesse, o candidato poderá no final desse período ser admitido como “Membro Residente Provisório”; e porquê “Provisório”? Porque somente quando obtivermos propostas vinculativas de construção, com base no que foi delineado e aprovado, poderemos ter acesso a preços definitivos sendo apenas nesse momento que se terá uma estrutura de preços para as tipologias de habitações em venda. Até lá teremos apenas estimativas, porventura mais ou menos grosseiras. Consequentemente, também só nesta data as entidades bancárias selecionadas decidirão das condições quanto à celebração de um protocolo exclusivo para financiamento da aquisição das referidas habitações. Só depois se poderá proceder à celebração da Escritura de Compra e Venda da habitação reservada, bem como à formalização do Acordo/Pacto de Residência.

Resumindo, consideramos 3 fases distintas (ou níveis de participação) para se tornar um MEMBRO RESIDENTE EFETIVO da ArCo, assegurando deste modo uma residência nesta comunidade: “Amigo”, “Associado” e “Residente” (Provisório e Efetivo).

É importante salientar que são os Membros Residentes, com base na ordem cronológica de chegada, que selecionam os candidatos seguintes, ou seja, o candidato tornado Membro em 4º lugar vai ter uma participação decisiva na escolha do que entrar em 5º, bem como em todas as seguintes.

Para ter uma ideia mais detalhada das especificidades de cada fase pode consultar aqui o Programa de Adesão.

Notícias

Este é um espaço que pretende fornecer notícias sobre o desenvolvimento do projeto, em todas as suas vertentes: candidaturas, grau de adesão, críticas, desafios encontrados, licenciamentos, fases da construção até ao momento da instalação dos residentes.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar aqui um trabalho preparatório realizado pela Associação KUNOLECO, em 2018, que constitui a referência base deste projeto. Analisou as perspetivas de relações humanas na comunidade, aspetos ambientais, a transformação da floresta de eucaliptos numa paisagem de árvores autóctones e agricultura amigas do ambiente, a arquitetura bioclimática, a recuperação do Solar, tecnologias de poupança de água e de energia, reciclagem, etc. Alguns pontos estarão já ultrapassados mas a base mantém-se e a perspetiva aqui transmitida pelo Mapa da Quinta é bastante interessante.

Julho de 2022 regista a adjudicação dos trabalhos de Arquitetura e Engenharia ao Atelier contratado para o efeito, iniciando-se a elaboração do Plano de Ordenamento com o Pedido de Informação Prévia (PIP) que será submetido a aprovação da Câmara Municipal de Torres Vedras.

É nosso desejo que a ocupação das habitações e o usufruto de todos os equipamentos associados seja uma realidade num prazo inferior a 4 anos.

Agradecemos que sempre que sejam detetados erros ou imprecisões, geradores de dúvidas,   sejamos alertados para essas situações; por outro lado, todas as sugestões de melhoria, bem como de novas ideias, serão sempre bem-vindas! ☺

Cohousing – Vamos Começar o Futuro Juntos!